Diariamente, os veículos de imprensa - jornais impressos, revistas, sites de noticia, programas de rádio e de TV - publicam e veiculam informações relacionadas ao universo da Educação. Este é um fato extremamente positivo e deve ser comemorado, pois significa que a educação, fundamental para o desenvolvimento de nosso país e para a conquista de uma cidadania plena, começa ser objeto de atenção permanente dos veículos de comunicação.

Por outro lado, o que é notícia está frequentemente associado ao chamado universo de problemas do cotidiano escolar, sobretudo, das escolas públicas. O que é percebido como informação noticiosa e acaba ganhando destaque no rádio, na TV, na Internet ou nas páginas de jornais e revistas associa-se, por exemplo, a um suposto desentendimento entre um aluno e um professor, a inexistência de material escolar, ou a uma denúncia sobre a falta de merenda escolar.

Claro, é fundamental que a chamada mídia - conjunto de veículos de comunicação - mantenha-se atenta e informe a sociedade civil sobre os possíveis problemas e mazelas enfrentados pelas comunidades escolares. O "olhar" atento da mídia é também um potente instrumento de vigilância para o poder público, sobretudo em um estado como Minas Gerais, no qual há mais de 3.700 escolas estaduais distribuídas na quase totalidade de nossos 853 municípios.

Entretanto, essa abordagem - a dos problemas - ocupa quase a totalidade dos espaços destinados à Educação pelos veículos de comunicação. O que acaba dando a  falsa impressão de que a educação, sobretudo o Ensino Fundamental e Médio de natureza pública, é uma espécie de "não-lugar", desprovido inteiramente de qualidade ou de experiências exitosas. Essa interpretação é incorreta e equivocada, pois temos inúmeros bons exemplos de projetos, ações, iniciativas que têm sido implementadas e adotadas nas escolas públicas. Em Minas Gerais, na rede estadual, podemos citar o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), o Educação em Tempo Integral, o Reinventando o Ensino Médio, o Programa de Educação Profissional ou mesmo a Magistra.

Mas muitos veículos de comunicação e também muitos jornalistas começam a perceber a importância de noticiar experiências acertadas, que têm, sobretudo, contribuído para ampliar o debate sobre a Educação. Além disso, a veiculação de boas práticas - objeto principal do Blog da Educação da Secretaria de Estado de Educação - acaba motivando outras escolas, estimulando-as a trilhar por caminhos semelhantes, em busca da inovação e da prática educativa de alta qualidade, construída a partir do diálogo permanente entre professores e alunos.

A ampliação do debate sobre a Educação é essencial para que tratemos este tema como ele de fato merece, ou seja, na perspectiva de uma política pública, apontando problemas e soluções, mas buscando fazer uma discussão que ultrapasse a mazela cotidiana ou a transforme em retrato sistêmico. E é por este motivo que foi criado no site da Secretaria de Estado de Educação o ambiente "Deu na Mídia!". O objetivo é disponibilizar matérias e reportagens que têm apresentado bons exemplos da educação pública estadual e que comprovam que é possível termos uma educação pública de alta qualidade.

Fique, então, de olho nessas marcas.

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