APRESENTAÇÃO | OBJETIVOS | PROJETOS | CONTATO
O projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, destinado aos alunos do ensino médio público em Minas Gerais, está voltado para o apoio às comunidades escolares localizadas em áreas com índices expressivos de vulnerabilidade social, por meio da realização de atividades viabilizadores da ampliação da cidadania.
Através de programas culturais, artísticos, esportivos e recreativos, visa-se a interação dos alunos, professores, pais e moradores do entorno, estabelecendo-se assim, entre todos, relações de maior proximidade e o compartilhamento de experiências.
Cada um dos programas do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, respeitada a sua especificidade, procura, simultaneamente, desenvolver o sentido de pertencimento a uma sociedade e estender a camadas mais amplas da população o acesso aos bens geradores de uma cidadania sempre mais generosa.
PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA
Ação 1: Cineclube vídeo
Objetivos:
· Incentivar à produção artística e cultural, individual e coletiva dos educandos, como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, por meio de pequenos documentários e/ou curtas-metragens, envolvendo os educandos em pesquisas e levando-os a refletirem e recriarem suas vidas em movimento.
· Produzir e realizar sessões de vídeo, com vistas ao trabalho de curadoria e divulgação (conteúdo e forma); técnicas de operação dos equipamentos e implementação de debate acerca da cultura cinematográfica – história do cinema, linguagem e cidadania audiovisual.
Justificativa:
Pela sua natureza, o processo de produção de vídeo de curta-metragem desenvolve nos jovens a autoestima, capacidade reflexiva, noções de trabalho em equipe, aprendizado de composição escrita e habilidades de comunicação e expressão textual, exercita relações interpessoais e comunicação e expressão orais, além de aproximá-los do Cinema e estimular o interesse não só pelo cinema, mas também por todas as manifestações artísticas em geral, facilitando o processo de difusão cultural.
Tempo de duração:
03 horas semanais, durante 5 meses.
Público alvo:
25 alunos do ensino médio.
Custo estimado:
Descrição Item |
Unidade |
Quantidade |
Valor Unitário |
Valor Total |
Ilha de edição com software da área |
01 |
01 |
R$ 4.500,00 |
R$ 4.500,00 |
Câmera filmadora |
01 |
04 |
R$ 1.500,00 |
R$ 6.000,00 |
Tripé |
01 |
04 |
R$ 400,00 |
R$ 1.600,00 |
Estabilizador |
01 |
04 |
R$ 100,00 |
R$ 400,00 |
Iluminador |
01 |
04 |
R$ 600,00 |
R$ 2.400,00 |
Aparelho multimídia |
01 |
01 |
R$ 3.000,00 |
R$ 3.000,00 |
Tela |
01 |
01 |
R$ 1.8000,00 |
R$ 1.800,00 |
Instrutor |
01 |
01 |
R$ 3.000,00 |
R$ 3.000,00 |
TOTAL |
R$ 23.700,00 |
PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA
Ação 2: Judô na escola
Objetivos:
· Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes como meio de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.
· Promover a ética, a paz, a cidadania, o voluntariado, os direitos humanos, e demais valores sociais relativos ao desenvolvimento dos objetos deste projeto;
· Descobrir novos talentos dentro do esporte, para que estes possam fazer parte de nossas futuras seleções e representar bem nosso país.
Justificativa:
O Judô é ao mesmo tempo um desporto e uma doutrina. Foi criado pelo Mestre Jigoro Kano ao final do século XIX, removendo golpes mais lesivos do Jiu-Jitsu e combinando artes marciais. Focando na integração entre corpo, mente e espírito, o Judô deveria contribuir na formação de pessoas educadas, de mente calma e corpo preparado para o trabalho.
Esta preparação espiritual é sempre aliada à preparação técnica, tornando o judoca apto a enfrentar com garra, tenacidade e bom senso todos os tipos de competição, no esporte e na vida.
É nessa concepção que o projeto Judô no Projeto Educação Integral foi estruturado. Ele tenta desviar um grupo específico de crianças e adolescentes de suas práticas atuais, que não contribuem para seu crescimento e busca conscientizar os alunos de que a prática de uma arte marcial é uma fonte de valores, divertimento, disciplina e consciência social.
Tempo de duração:
Duração de 5 meses, 2 horas semanais.
Público Alvo:
25 alunos do Ensino Médio.
Custo estimado:
Descrição Item |
Unidade |
Quantidade |
Valor Unitário |
Valor Total |
Tatame sem encaixe 40 MM – 2X1 |
Peça |
50 |
R$ 150,00 |
R$ 7.500,00 |
Dogui (vestimenta) |
Peça |
25 |
R$ 100,00 |
R$ 2.500,00 |
Instrutor |
01 |
01 |
R$ 2.000,00 |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 12.000,00 |
PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA
Ação 3: Oficina de atividades musicais
Objetivo:
Estimular novos talentos da comunidade estudantil, proporcionando um ambiente propício à iniciação musical, capaz de revelar potenciais instrumentistas, cantores e compositores, num intercâmbio com os partícipes do entorno da escola, culminando na formação de grupos, ou mesmo de destaques individuais, porém focados na apreciação coletiva em benefício do universo escolar.
Justificativa:
A arte é um elemento fundamental da estrutura da sociedade e nela a música proporciona integração interação entre os diversos atores sociais. Assim, a proposta de realização de oficinas no contraturno, vem ao encontro da perspectiva de promover um ambiente saudável e criativo, aproximando a escola da comunidade, reduzindo a vulnerabilidade e promovendo a ação finalística da educação.
Tempo de duração:
2 horas semanais, durante 5 meses.
Público alvo:
Grupo de dez alunos diretamente e, indiretamente, toda a comunidade do ensino médio, bem como, familiares e vizinhos da escola e demais moradores da área de abrangência, identificados com a proposta da escola.
Custo estimado:
MODALIDADE DE OFICINA - Orquestra de Violões:
dez (10) violões, dez (10) estantes e dez (10) pastas catálogo.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 16.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 18.000,00 |
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 8.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 10.000,00 |
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Uniformes, Instrumentos Musicais |
R$ 13.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 15.000,00 |
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 10.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 12.000,00 |
MODALIDADE DE OFICINA- Quarteto de Sopros:
(01) saxofone, (01) trompete, (01) trombone e (01) clarinete.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 12.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 14.000,00 |
MODALIDADE DE OFICINA - Banda Básica:
um (01) contrabaixo elétrico, uma (01) guitarra, uma (01) bateria, um (01)teclado, três (03) caixas amplificadas, uma (01) caixa monitor, dois (02) microfones, quatro (04) estantes e quatro (04) pastas catálogos.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 16.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 18.000,00 |
MODALIDADE DE OFICINA - Aula de Teclado: oito (08) teclados.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais e Pastas |
R$ 17.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 19.000,00 |
MODALIDADE DE OFICINA - Aula de Bateria:
dez (10) borrachas maciças; dez (10) banquetas, dez (10) pastas catálogos, dez (10) pares de baquetas e uma (01) bateria completa.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 6.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 8.000,00 |
MODALIDADE DE OFICINA - Grupo de Samba:
um (01) cavaquinho, um (01) violão, um (01) pandeiro, um (01) bongô, uma (01) caixa, um (01) surdo, um (01) tamborim, um (01) tom-ton, um (01) afoxé e um (01) caxixi.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 5.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 7.000,00 |
MODALIDADE DE OFICINA - Grupo de choro:
um (01) cavaquinho, um (01) bandolim, uma (01) flauta transversal, um (01) violão e um (01) pandeiro.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais |
R$ 8.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 10.000,00 |
MODALIDADE DE OFICINA - Aula de Flauta Doce:
Dez (10) flautas: soprano e tenor.
CUSTO DA MODALIDADE: |
|
1) Aquisição de Instrumentos Musicais e Pastas |
R$ 8.000,00 |
2) Contratação de Instrutor Musical |
R$ 2.000,00 |
TOTAL |
R$ 10.000,00 |
PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA
Ação 4: Conhecendo Ouro Preto - História da arte e barroco mineiro
Objetivos:
Possibilitar aos alunos da rede pública estadual o acesso à arte, abrindo espaços para manifestações que possibilitam o trabalho com a diferença, o exercício da imaginação, a autoexpressão, a descoberta e a invenção, novas experiências perceptivas, experimentação da pluralidade, multiplicidade e diversidade de valores, sentido e intenções, contribuindo para a formação de uma consciência crítica sobre a relação passado e presente para o exercício da cidadania.
Justificativa:
Reconhecendo que a arte transforma sujeitos e é transformada, na medida em que é reflexo de movimentos sociais e pessoais, que expressa identidades e valores, é fundamental que a escola, enquanto instituição de formação, valorize as diversas linguagens artísticas e culturais, viabilizando o acesso de seus alunos a um universo que muitas vezes fica restrito a um público de elite econômica.
Tempo de duração:
3 horas semanais durante 4 (quatro) meses.
Público alvo:
100 alunos do 1º ano do ensino médio.
Custo Estimado:
Nº |
ITEM |
VALOR EM R$ |
1 |
Coordenador do Projeto |
4.800,00 |
2 |
Professores Arte Educadores |
5.760,00 |
3 |
Impressão e reprodução de material gráfico |
1.000,00 |
4 |
Material de Consumo |
1.000,00 |
5 |
Equipamentos e Mobiliários |
1.000,00 |
6 |
Transporte |
3.000,00 |
7 |
Alimentação/Escola (contraturno) |
9.600,00 |
8 |
Alimentação/Atividades Externas |
2.600,00 |
9 |
Ingressos e/ou outras despesas |
3.000,00 |
TOTAL |
31.760,00 |
Forma de Execução:
1. O Coordenador será responsável pela elaboração, monitoramento, acompanhamento e avaliação do projeto, devendo produzir uma cartilha para os alunos e material de orientação para os professores educadores.
2. Os alunos desenvolverão o projeto no contraturno, durante três (03) dias da semana, e serão acompanhados pelos professores arte educadores.
3. Os alunos realizarão duas (02) atividades externas, no próprio município, para visitação a espaços culturais e arquitetônicos variados.
4. O projeto se encerrará com uma visita à cidade de Ouro Preto contemplando a visitação a nove (09) espaços expositivos, sendo seis (06) com pagamento de entrada e três (03) com entrada franca:
· Igreja Matriz de Nossa Senhora de Pilar
· Casa dos Contos
· Igreja São Francisco de Assis
· Museu de Mineralogia
· Museu do Oratório
· Museu de Aleijadinho
· Igreja Nossa Senhora da Conceição – entrada franca
· Casa Guignard – entrada franca
· Museu da Inconfidência – entrada franca
PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA
Ação 5: Teatro na Escola
Objetivo:
Contribuir para a popularização da arte por meio de oficinas e apresentações, trabalhando a cultura da comunidade e desenvolvendo a criatividade, o potencial lúdico dos alunos, a linguagem e a expressão corporal.
Justificativa:
Considerando que o teatro é um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e integração social, é fundamental que a escola proporcione aos alunos o acesso às oficinas de teatro, possibilitando fluência de ideias e experiências, contribuindo para a promoção da cidadania e estreitando as relações com a comunidade.
Tempo de duração:
4 horas semanais, durante 4 meses.
Público alvo:
20 alunos do 1º ano do ensino médio.
Custo Estimado:
Nº |
ITEM |
VALOR EM R$ |
1 |
Coordenador / Arte Educador |
3.200,00 |
2 |
Material de Consumo (cenário, figurino e outros) |
1.000,00 |
3 |
Alimentação/Escola (contraturno) |
1.280,00 |
TOTAL |
5.480,00 |
PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA
Ação 6: Dança na Escola
Objetivo:
Trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção dos alunos, integrando o conhecimento corporal ao intelectual, valorizando a pluralidade cultural, a diferença e o conhecimento interdisciplinar que se realiza através do diálogo contínuo entre corpo, mente e sociedade.
Justificativa:
Levando-se em conta que a escola deve dialogar com a sociedade em transformação, valorizando a diversidade e a multiplicidade, é fundamental considerá-la como lugar privilegiado para que o ensino da dança seja oferecido em suas diferentes modalidades e formas artísticas e educativas, garantindo a continuidade, o aprofundamento e as relações com as outras áreas do currículo.
Tempo de duração:
4 horas semanais, durante 4 (quatro) meses.
Público alvo:
20 alunos do 1º ano do ensino médio.
Custo Estimado:
Nº |
ITEM |
VALOR EM R$ |
1 |
Coordenador / Arte Educador |
3.200,00 |
4 |
Material de Consumo (CD) |
200,00 |
5 |
Equipamentos (aparelho de som ) |
500,00 |
7 |
Alimentação/Escola (contraturno) |
1.280,00 |
TOTAL |
5.180,00 |
PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA
Ação 7: Capoeira na Escola
Objetivo:
Possibilitar a aproximação dos alunos com a cultura popular, desenvolvendo habilidades físicas, motoras e musicais, fomentando o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo.
Justificativa:
Considerando que a capoeira introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, torna-se fundamental estimular a sua prática no ambiente escolar.
Tempo:
4 horas semanais, durante 4 (quatro) meses.
Público Alvo:
30 alunos do 1º ano do ensino médio.
Custo Estimado:
Nº |
ITEM |
VALOR EM R$ |
1 |
Coordenador / Arte Educador |
3.200,00 |
2 |
Material de Consumo (calça, camiseta, cordão, berimbau, CD) |
1.300,00 |
3 |
Equipamento (aparelho de som) |
500,00 |
4 |
Alimentação/Escola (contraturno) |
1.280,00 |
TOTAL |
6.280,00 |