APRESENTAÇÃO | OBJETIVOS |  PROJETOSCONTATO

 

O projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, destinado aos alunos do ensino médio público em Minas Gerais, está voltado para o apoio às comunidades escolares localizadas em áreas com índices expressivos de vulnerabilidade social, por meio da realização de atividades viabilizadores da ampliação da cidadania.

Através de programas culturais, artísticos, esportivos e recreativos, visa-se a interação dos alunos, professores, pais e moradores do entorno, estabelecendo-se assim, entre todos, relações de maior proximidade e o compartilhamento de experiências.

Cada um dos programas do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, respeitada a sua especificidade, procura, simultaneamente, desenvolver o sentido de pertencimento a uma sociedade e estender a camadas mais amplas da população o acesso aos bens geradores de uma cidadania sempre mais generosa.

 

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ação 1: Cineclube vídeo

Objetivos:

· Incentivar à produção artística e cultural, individual e coletiva dos educandos, como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, por meio de pequenos documentários e/ou curtas-metragens, envolvendo os educandos em pesquisas e levando-os a refletirem e recriarem suas vidas em movimento.

· Produzir e realizar sessões de vídeo, com vistas ao trabalho de curadoria e divulgação (conteúdo e forma); técnicas de operação dos equipamentos e implementação de debate acerca da cultura cinematográfica – história do cinema, linguagem e cidadania audiovisual.

Justificativa:

Pela sua natureza, o processo de produção de vídeo de curta-metragem desenvolve nos jovens a autoestima, capacidade reflexiva, noções de trabalho em equipe, aprendizado de composição escrita e habilidades de comunicação e expressão textual, exercita relações interpessoais e comunicação e expressão orais, além de aproximá-los do Cinema e estimular o interesse não só pelo cinema, mas também por todas as manifestações artísticas em geral, facilitando o processo de difusão cultural.

Tempo de duração:

03 horas semanais, durante 5 meses.

Público alvo:

25 alunos do ensino médio.

Custo estimado:

Descrição Item

Unidade

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

Ilha de edição com software da área

01

01

R$ 4.500,00

R$ 4.500,00

Câmera filmadora

01

04

R$ 1.500,00

R$ 6.000,00

Tripé

01

04

R$ 400,00

R$ 1.600,00

Estabilizador

01

04

R$ 100,00

R$ 400,00

Iluminador

01

04

R$ 600,00

R$ 2.400,00

Aparelho multimídia

01

01

R$ 3.000,00

R$ 3.000,00

Tela

01

01

R$ 1.8000,00

R$ 1.800,00

Instrutor

01

01

R$ 3.000,00

R$ 3.000,00

TOTAL

R$ 23.700,00


 

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ação 2: Judô na escola

Objetivos:

· Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes como meio de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

· Promover a ética, a paz, a cidadania, o voluntariado, os direitos humanos, e demais valores sociais relativos ao desenvolvimento dos objetos deste projeto;

· Descobrir novos talentos dentro do esporte, para que estes possam fazer parte de nossas futuras seleções e representar bem nosso país.

Justificativa:

O Judô é ao mesmo tempo um desporto e uma doutrina. Foi criado pelo Mestre Jigoro Kano ao final do século XIX, removendo golpes mais lesivos do Jiu-Jitsu e combinando artes marciais. Focando na integração entre corpo, mente e espírito, o Judô deveria contribuir na formação de pessoas educadas, de mente calma e corpo preparado para o trabalho.

Esta preparação espiritual é sempre aliada à preparação técnica, tornando o judoca apto a enfrentar com garra, tenacidade e bom senso todos os tipos de competição, no esporte e na vida.

É nessa concepção que o projeto Judô no Projeto Educação Integral foi estruturado. Ele tenta desviar um grupo específico de crianças e adolescentes de suas práticas atuais, que não contribuem para seu crescimento e busca conscientizar os alunos de que a prática de uma arte marcial é uma fonte de valores, divertimento, disciplina e consciência social.

Tempo de duração:

Duração de 5 meses, 2 horas semanais.

Público Alvo:

25 alunos do Ensino Médio.

Custo estimado:

 

Descrição Item

Unidade

Quantidade

Valor Unitário

Valor Total

Tatame sem encaixe 40 MM – 2X1

Peça

50

R$ 150,00

R$ 7.500,00

Dogui (vestimenta)

Peça

25

R$ 100,00

R$ 2.500,00

Instrutor

01

01

R$ 2.000,00

R$ 2.000,00

TOTAL

R$ 12.000,00

 

 

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ação 3: Oficina de atividades musicais

Objetivo:

Estimular novos talentos da comunidade estudantil, proporcionando um ambiente propício à iniciação musical, capaz de revelar potenciais instrumentistas, cantores e compositores, num intercâmbio com os partícipes do entorno da escola, culminando na formação de grupos, ou mesmo de destaques individuais, porém focados na apreciação coletiva em benefício do universo escolar.

Justificativa:

A arte é um elemento fundamental da estrutura da sociedade e nela a música proporciona integração interação entre os diversos atores sociais. Assim, a proposta de realização de oficinas no contraturno, vem ao encontro da perspectiva de promover um ambiente saudável e criativo, aproximando a escola da comunidade, reduzindo a vulnerabilidade e promovendo a ação finalística da educação.

Tempo de duração:

2 horas semanais, durante 5 meses.

Público alvo:

Grupo de dez alunos diretamente e, indiretamente, toda a comunidade do ensino médio, bem como, familiares e vizinhos da escola e demais moradores da área de abrangência, identificados com a proposta da escola.

Custo estimado:

 

MODALIDADE DE OFICINA - Orquestra de Violões:

dez (10) violões, dez (10) estantes e dez (10) pastas catálogo.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$   16.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   18.000,00

 

MODALIDADE DE OFICINA - Orquestra de Flautas:
dez (10) flautas: oito (8) sopranos, duas (2) tenores e dez (10) pastas catálogos.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$     8.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   10.000,00

MODALIDADE DE OFICINA - Canto Coral:
um (01) teclado, vinte (20) pastas catálogos e vinte (20) pares de uniformes.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Uniformes, Instrumentos Musicais
e Pastas

R$   13.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   15.000,00

MODALIDADE DE OFICINA - Grupo de Percussão:
Uma (01) unidade de cada: Batá; Bateria; Bongô; Caixa (instrumento); Cuíca; Pandeiro; Repinique; Rebolo; Surdo; Tantã (tambor); Tambor; Tamborim; Tímpano; Tom-tom; Zabumba; Agogô; Afoxé; Bloco sonoro; Caneca; Carrilhão; Casaca; Castanhola; Caxixi; Chimbau; Chocalho; Ganzá; Pratos; Reco-reco; Sino; Sinos tubulares; Triângulo; Xequerê.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$   10.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   12.000,00

MODALIDADE DE OFICINA-  Quarteto de Sopros:
(01) saxofone, (01) trompete, (01) trombone e (01) clarinete.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$   12.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   14.000,00

MODALIDADE DE OFICINA - Banda Básica:
um (01) contrabaixo elétrico, uma (01) guitarra, uma (01) bateria, um (01)teclado, três (03) caixas amplificadas, uma (01) caixa monitor, dois (02) microfones, quatro (04) estantes e quatro (04) pastas catálogos.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$   16.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   18.000,00

 

MODALIDADE DE OFICINA - Aula de Teclado: oito (08) teclados.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais e Pastas

R$   17.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   19.000,00

 

MODALIDADE DE OFICINA - Aula de Bateria:
dez (10) borrachas maciças; dez (10) banquetas, dez (10) pastas catálogos, dez (10) pares de baquetas e uma (01) bateria completa.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$     6.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$    8.000,00

 

MODALIDADE DE OFICINA - Grupo de Samba:
um (01) cavaquinho, um (01) violão, um (01) pandeiro, um (01) bongô, uma (01) caixa, um (01) surdo, um (01) tamborim, um (01) tom-ton, um (01) afoxé e um (01) caxixi.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$     5.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$     7.000,00

 

MODALIDADE DE OFICINA - Grupo de choro:
um (01) cavaquinho, um (01) bandolim, uma (01) flauta transversal, um (01) violão e um (01) pandeiro.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais

R$ 8.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$ 2.000,00

TOTAL

R$ 10.000,00

 

MODALIDADE DE OFICINA - Aula de Flauta Doce:
Dez (10) flautas: soprano e tenor.

CUSTO DA MODALIDADE:

1) Aquisição de Instrumentos Musicais e Pastas

R$     8.000,00

2) Contratação de Instrutor Musical

R$     2.000,00

TOTAL

R$   10.000,00

 

 

 

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ação 4: Conhecendo Ouro Preto - História da arte e barroco mineiro

Objetivos:

Possibilitar aos alunos da rede pública estadual o acesso à arte, abrindo espaços para manifestações que possibilitam o trabalho com a diferença, o exercício da imaginação, a autoexpressão, a descoberta e a invenção, novas experiências perceptivas, experimentação da pluralidade, multiplicidade e diversidade de valores, sentido e intenções, contribuindo para a formação de uma consciência crítica sobre a relação passado e presente para o exercício da cidadania.

Justificativa:

Reconhecendo que a arte transforma sujeitos e é transformada, na medida em que é reflexo de movimentos sociais e pessoais, que expressa identidades e valores, é fundamental que a escola, enquanto instituição de formação, valorize as diversas linguagens artísticas e culturais, viabilizando o acesso de seus alunos a um universo que muitas vezes fica restrito a um público de elite econômica.

Tempo de duração:

3 horas semanais durante 4 (quatro) meses.

Público alvo:

100 alunos do 1º ano do ensino médio.

Custo Estimado:

ITEM

VALOR EM R$

1

Coordenador do Projeto

4.800,00

2

Professores Arte Educadores

5.760,00

3

Impressão e reprodução de material gráfico

1.000,00

4

Material de Consumo

1.000,00

5

Equipamentos e Mobiliários

1.000,00

6

Transporte

3.000,00

7

Alimentação/Escola (contraturno)

9.600,00

8

Alimentação/Atividades Externas

2.600,00

9

Ingressos e/ou outras despesas

3.000,00

TOTAL

31.760,00

 

Forma de Execução:

1. O Coordenador será responsável pela elaboração, monitoramento, acompanhamento e avaliação do projeto, devendo produzir uma cartilha para os alunos e material de orientação para os professores educadores.

2. Os alunos desenvolverão o projeto no contraturno, durante três (03) dias da semana, e serão acompanhados pelos professores arte educadores.

3. Os alunos realizarão duas (02) atividades externas, no próprio município, para visitação a espaços culturais e arquitetônicos variados.

4. O projeto se encerrará com uma visita à cidade de Ouro Preto contemplando a visitação a nove (09) espaços expositivos, sendo seis (06) com pagamento de entrada e três (03) com entrada franca:

· Igreja Matriz de Nossa Senhora de Pilar

· Casa dos Contos

· Igreja São Francisco de Assis

· Museu de Mineralogia

· Museu do Oratório

· Museu de Aleijadinho

· Igreja Nossa Senhora da Conceição – entrada franca

· Casa Guignard – entrada franca

· Museu da Inconfidência – entrada franca

 

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ação 5: Teatro na Escola

Objetivo:

Contribuir para a popularização da arte por meio de oficinas e apresentações, trabalhando a cultura da comunidade e desenvolvendo a criatividade, o potencial lúdico dos alunos, a linguagem e a expressão corporal.

Justificativa:

Considerando que o teatro é um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e integração social, é fundamental que a escola proporcione aos alunos o acesso às oficinas de teatro, possibilitando fluência de ideias e experiências, contribuindo para a promoção da cidadania e estreitando as relações com a comunidade.

Tempo de duração:

4 horas semanais, durante 4 meses.

Público alvo:

20 alunos do 1º ano do ensino médio.

Custo Estimado:

ITEM

VALOR EM R$

1

Coordenador / Arte Educador

3.200,00

2

Material de Consumo (cenário, figurino e outros)

1.000,00

3

Alimentação/Escola (contraturno)

1.280,00

TOTAL

5.480,00

 

 

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ação 6: Dança na Escola

Objetivo:

Trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção dos alunos, integrando o conhecimento corporal ao intelectual, valorizando a pluralidade cultural, a diferença e o conhecimento interdisciplinar que se realiza através do diálogo contínuo entre corpo, mente e sociedade.

Justificativa:

Levando-se em conta que a escola deve dialogar com a sociedade em transformação, valorizando a diversidade e a multiplicidade, é fundamental considerá-la como lugar privilegiado para que o ensino da dança seja oferecido em suas diferentes modalidades e formas artísticas e educativas, garantindo a continuidade, o aprofundamento e as relações com as outras áreas do currículo.

Tempo de duração:

4 horas semanais, durante 4 (quatro) meses.

Público alvo:

20 alunos do 1º ano do ensino médio.

Custo Estimado:

 

ITEM

VALOR EM R$

1

Coordenador / Arte Educador

3.200,00

4

Material de Consumo (CD)

200,00

5

Equipamentos (aparelho de som )

500,00

7

Alimentação/Escola (contraturno)

1.280,00

TOTAL

5.180,00

 

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ação 7: Capoeira na Escola

Objetivo:

Possibilitar a aproximação dos alunos com a cultura popular, desenvolvendo habilidades físicas, motoras e musicais, fomentando o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo.

Justificativa:

Considerando que a capoeira introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, torna-se fundamental estimular a sua prática no ambiente escolar.

Tempo:

4 horas semanais, durante 4 (quatro) meses.

Público Alvo:

30 alunos do 1º ano do ensino médio.

Custo Estimado:

ITEM

VALOR EM R$

1

Coordenador / Arte Educador

3.200,00

2

Material de Consumo (calça, camiseta, cordão, berimbau, CD)

1.300,00

3

Equipamento (aparelho de som)

500,00

4

Alimentação/Escola (contraturno)

1.280,00

TOTAL

6.280,00

 

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