Este projeto tem como foco melhorar o desempenho profissional dos professores do Ensino Fundamental e Médio. Esta ação está sendo executada em etapas: a primeira foi a capacitação de coordenadores dos 153 GDPs (Grupo de Desenvolvimento Profissional). A segunda etapa será focada no aperfeiçoamento, consolidando o Programa de Avaliação de Desempenho Individual.

O desenvolvimento profissional é resultado de um processo dinâmico e coletivo, por isso, a estratégia do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) baseia-se na constituição de grupos autogerenciados de estudo, reflexão e ação denominados Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP). Tais grupos se articulam em torno da concepção e execução de um projeto que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao constituir e participar de um GDP os educadores se envolvem em um processo de mútua aprendizagem.

Desde 2004, o PDP é desenvolvido nas escolas que participam do Projeto Escolas-Referência. Paralelamente às discussões, os GDP realizaram a implantação do Currículo Básico Comum nas escolas de ensino médio e, em 2007, passaram a desenvolver projetos pedagógicos nas escolas financiados pela Secretaria de Estado de Educação. Cada um dos 153 GDP elaborou um projeto.

Para 2008, o PDP ganha nova configuração. As ações e projetos de enriquecimento curricular devem ser desenvolvidos em uma das seis áreas temáticas definidas: Alfabetização e Letramento, Avaliação Educacional e Institucional, Desenvolvimento do Ensino (como ensinar melhor), Educação Ambiental, Educação Patrimonial e Feiras e Mostras de Cultura, Ciência e Tecnologia. Houve a seleção de 600 projetos.

Uma das conseqüências da concepção de desenvolvimento profissional é a necessidade de que o enriquecimento curricular constitua o foco principal do trabalho de um GDP. Entende-se por enriquecimento curricular o conjunto de ações destinadas a elevar a qualidade da educação escolar.

Em 2007, foram formados 153 GDP e o investimento em capacitação dos coordenadores e apoio financeiro aos GDP foi de R$ 1,2 milhão. Deles, participaram 2.750 professores de 95 escolas. Em 2008, serão 600 GDP, envolvendo 9 mil professores de 220 escolas. O investimento previsto é de R$ 2,1 milhões.

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