Professores de 410 escolas estaduais de 129 municípios participam, até o início de maio, de cursos do projeto Caminho das Águas. O objetivo da iniciativa é possibilitar aos professores ampliação do conhecimento e habilidades para a inserção da educação ambiental de forma articulada na sala de aula e na formação de um novo sujeito social, que compreenda as questões ambientais e contribua para a construção de um modo de vida sustentável. A meta do projeto é capacitar 820 professores, tornando-os multiplicadores das ações em cada instituição de ensino, e incentivar o uso do material didático também em outras disciplinas. O treinamento já foi realizado em Belo Horizonte, Diamantina, Ponte Nova, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães, Manhuaçu e Nova Era. Nos dias 7 e 8 de maio, os professores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga também participam do curso.
 
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Fundação Roberto Marinho, com o apoio da Agencia Nacional das Águas (ANA). Os participantes recebem kits educativos, com material didático que trata do direito de todos à água e da necessidade de usá-la de forma racional e eficiente, combatendo o desperdício, a poluição e estimulo à conservação dos recursos hídricos.
 
Segundo a professora Maria do Rosário Reis Simões, que leciona história na Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, no município do Serro, e participou do curso em Diamantina, a importância da capacitação é sensibilizar para a necessidade de trabalhar melhor o material recebido, “adaptando-o a nossa realidade concreta. Podemos, a partir de então, produzir conhecimento, desenvolvendo nos alunos o gosto pela pesquisa científica, produzir ações e despertar a consciência sobre a importância do uso racional das nossas águas, tema tão falado pela mídia hoje”, disse.
 
A proposta na escola - Os trabalhos terão início com a apresentação do projeto pelos professores participantes da capacitação para os professores e especialistas da escola, já na primeira semana de maio. “Seremos, dessa maneira, os multiplicadores do projeto, transmitindo e repassando as informações e o material concreto em um trabalho dinâmico”, afirmou. Fazem parte das atividades a apresentação de dinâmicas e trabalhos em grupos utilizando os conceitos básicos que constam do material.
 
Ao final, os professores elaboram planejamento de ações que serão desenvolvidas nas aulas com os alunos utilizando material recebido, que contém livros, mapa de regiões hidrográficas do Brasil, CD de música; CD-ROM, DVD com a temática água, trabalhando a regionalização a partir das bacias hidrográficas.
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