Nesse Programa foram realizados Seminários para formação de educadores e técnicos do sistema de educação envolvendo as Secretaria Estadual e Municipais de Educação, Universidades, ONGs com ações em Educação Ambiental, Coletivo de Jovens Educadores e alunos(as) das escolas envolvidas na I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente realizada em 2003 em Brasília.
A partir dos Seminários que tiveram participação ativa dos jovens alunos, foram realizadas conferências nas escolas e esses jovens tiveram a incumbência de formar as COM-VIDAS que são os Conselhos de Meio Ambiente e Qualidade e Vida nas suas escolas, construir a Agenda 21 na Escola e a partir daí desenvolver atividades de Educação Ambiental nessas unidades escolares e seu entorno, visando sempre a sustentabilidade e qualidade de vida da comunidade.
Algumas escolas, desde a I Conferência em 2003, formaram seus coletivos ou conselhos que atuarão como protagonistas na escolas, desenvolvendo ações para conservação e proteção ao meio ambiente e participando dos projetos pedagógicos de educação ambiental.
Superintendências Regionais de Ensino- SRE
As equipes técnicas das SRE, que são os Formadores II, têm a competência e a qualificação necessária para fomentar e acompanhar esses coletivos dentre outras ações de educação ambiental. Essas equipes desenvolvem paralelamente outros Projetos de Educação Ambiental cuja abrangência são as Escolas Estaduais da jurisdição. Cada SRE dentro de sua competência e autonomia pedagógica através desses projetos, busca desenvolver as atividades propostas com parcerias locais como empresas, ongs e os órgãos públicos de meio ambiente etc. Cabe a Secretaria de Estado de Educação fomentar recursos financeiros, viabilizar a participação de técnicos e professores em cursos de capacitação, seminários e orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dessas propostas, sempre com o foco no aprendizado e desenvolvimento pleno dos alunos(as).
Em 2006 foi realizado, no período de 23 a 28 de abril, em Luziânia- GO, a II Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, uma promoção do Ministério da Educação. Para participar dessa Conferência, as escolas realizaram Conferências envolvendo toda a comunidade escolar, trabalhando e discutindo os seguintes temas: mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, diversidade étnico-racial. Após esta etapa, a escola escolheu o melhor trabalho e a responsabilidade social que pretendia assumir e encaminhou o trabalho, preenchido em formulário próprio, à Secretaria de Estado de Educação. Todos os trabalhos foram encaminhados à COE- Comissão Organizadora Estadual - que selecionou os trabalhos e as responsabilidades que melhor retratassem os temas abordados.
As escolas deverão dar continuidade aos projetos, incorporando ao projeto político pedagógico as atividades de educação ambiental. A partir de critérios previamente estabelecidos pela COEA/MEC, foram selecionados pela COE-MG 24 Delegados(as) alunos(as) das Escolas Públicas e Privadas de diversas regiões de Minas Gerais. Eles foram acompanhados em Brasília por três técnicos que integram a COE- Comissão Organizadora Estadual que é a responsável pelas ações das duas Conferências no Estado. A Secretaria de Estado de Educação é integrante dessa Comissão.