O projeto PEAS JUVENTUDE, dirigido aos alunos do ensino médio público em Minas Gerais, está voltado para a implementação de programas capazes de propiciar aos jovens uma maior autonomia na condução de suas vidas. Complementando a formação escolar através de ações de caráter lúdico-educativo, os diversos programas, respeitada a sua especificidade, buscam viabilizar a integração social dos jovens, visando sempre a autorrealização e o protagonismo. Em vista da complexidade das sociedades contemporâneas e dos inúmeros desafios para a juventude enquanto lugar de cidadania, é crescente a importância de quais as questões da juventude enquanto sujeito social específico sejam contempladas.

PROJETO PEAS JUVENTUDE

Ação 1: Roda de conversa

Objetivos:

· Propiciar, sob a condução de um professor,  a abordagem e a discussão continuada de temas significativos na experiência contemporânea da juventude.

· Criar instâncias e fóruns de debates de modo a favorecer  novas formas de expressão e de interação social entre os jovens.

Justificativa:

Uma das consequências da velocidade das mudanças sociais, característica nuclear de nossas sociedades, é a reiterada quebra/transformação de valores e padrões de comportamento. O fosso geracional comumente aberto entre pais e filhos, entre professores e alunos e, mesmo, entre tradição e modernidade evidencia a necessidade de uma instância capaz de permitir a explicitação e o cotejo de perspectivas e pontos de vista. Os temas constantes do projeto propiciam o debate em torno de temas diretamente ligados à experiência contemporânea da juventude.

Temas a serem abordados:

1. Sexualidade

2. Drogas

3. Família

4. Mercado de Trabalho

5. Escola

6. Festa

7. Valores

8. Conflitos

Tempo de Duração:

02 meses sendo 08 encontros de 2hs.

Público Alvo:

Grupos de 15 jovens do Ensino Médio.

Custo estimado: R$ 528,00.

1 Especialista: R$ 50,00 x 8 encontros = R$ 400,00

16 Cadernos de textos de apoio: 16 x R$ 8,00 = R$ 128,00

 

 

PROJETO PEAS JUVENTUDE

Ação 2: Rádio Educativa

Objetivo:

Ministrar oficinas preparatórias de linguagem especifica para  produção e leitura de  textos, transposição de diversos gêneros textuais para o gênero radiofônico e aulas práticas  para manuseio de arquivos em áudio. Tais oficinas serão ministradas em escolas que contam com a infraestrutura instalada para o funcionamento de uma radio.

Justificativa:

O rádio como uma abordagem para o ensino permite a construção do conhecimento e pode provocar mudanças no paradigma educacional no contexto escolar. Sendo o rádio um meio importante  de transformação social, capaz de influenciar, podendo  levar o ensino aos educandos, através da tecnologia da informação e da  comunicação, como estratégia de intercâmbio na qual a informação chega ao interessado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Tempo de duração:

12 encontros de 4hs, por turno (três turnos), ao longo de quatro meses.

Público alvo:

30 alunos.

Custo estimado: 144 Hs. x R$ 50,00 = R$ 7.200,00.

1 Professor: 12 encontros x 3 turnos x 4 Hs. = 144 Hs.